Reforma Luterana

                         Reforma Luterana

                  Conheça mais sobre a Igreja Luterana

       e suas doutrinas 

O QUE CREMOS

Ü O lema principal do Luteranismo é: Somente a Escritura, Somente por Graça e Somente pela fé.            Ü A Bíblia é a única fonte de fé e doutrina, pois somente ela pode revelar o verdadeiro Deus Triúno, Pai, Filho (Jesus Cristo) e Espírito Santo. Além disso, cremos, ensinamos e confessamos que a Bíblia é a Palavra de Deus, e tudo o que é necessário para nossa Salvação está revelado nessa Palavra divinamente inspirada pelo Espírito Santo aos profetas, evangelistas e apóstolos (2Tm 3.16).
Ü Somente a Escritura revela que somos salvos por graça. O que é a graça? Graça é o favor de Deus revelado a nós por meio de seu único Filho, Jesus Cristo, que deu sua vida por nós, gratuitamente, sem mérito ou dignidade de nossa parte (Jo 3.16). Foi por causa da separação entre o ser humano e Deus, ocorrida quando o pecado entrou no mundo, por nossos pais Adão e Eva (Gn 3), que Cristo precisou intervir. O pecado condenou todo ser humano à morte, e, ninguém pode se salvar por suas próprias obras. Somente o próprio Filho de Deus, perfeito e sem pecado, poderia morrer no lugar do pecador (1Pe 3.18). Portanto, a obra de Cristo (sua morte e ressurreição) revela o amor de Deus pelo ser humano, salvo unicamente por sua misericordiosa graça.
Ü A única forma do ser humano se apropriar da Salvação é pela fé. A fé é o canal utilizado pelo Espírito Santo para levar o ser humano a crer no Senhor e Salvador Jesus. Como o Espírito Santo faz esse trabalho? Como já dissemos, na Bíblia temos toda revelação necessária para a Salvação. O Espírito Santo, assim, utiliza a Palavra de Deus para chamar o ser humano de volta à comunhão com o Deus verdadeiro. Para isso o Espírito Santo chama, congrega e ilumina.

QUEM SOMOS

HISTÓRICO GERAL:

A Igreja Luterana, tem uma existência de quase 500 anos. O termo Luterano,deve-se ao Dr. Martinho Lutero (1483 - 1546). Se formou Bacharel em Teologia num mosteiro da Ordem dos Agostinianos. Foi monge e professor de Teologia. Em 1512, recebeu o título de Dr em Bíblia. Depois de profundos estudos da Bíblia e dos pais da Igreja (dos 1osséculos após Cristo), percebeu que a Igreja Católica Romana (ICR) ensinava uma Palavra de Deus distorcida em relação ao perdão dos pecados gratuito em Cristo. Em 1517, Ele propôs uma discussão de 95 pontos (teses) de discordância entre o ensino da ICR e o que a Bíblia diz. Isto lhe valeu a excomunhão. É a partir daí que surge o luteranismo. O luteranismo não se baseia em ideias de Lutero, mas, em princípios Bíblicos de interpretação - resgatados por Lutero e outros Teólogos - na compreensão dos primeiros cristãos e apóstolos que conviveram com Jesus. Estes princípios estão no Livro de Concórdia (1580),que é base de interpretação e compreensão da mensagem Bíblica na Igreja Luterana. 

LUTERANISMO BRASILEIRO

O luteranismo no Brasil começou a partir de famílias que vieram da Europa para colonizar o Brasil. Sabendo disso, as Igrejas Luteranas já organizadas em outros países, enviaram missionários para o Brasil, a fim de atender essas famílias. Vindo da Alemanha, o pastor Wilhem Rotermund fundou o Sínodo Riograndense, em 1860. Este Sínodo, mais tarde, em 1968, se tornou a Igreja de Confissão Luterana no Brasil.

Missionários vindos dos EUA, se estabeleceram nas regiões de São Lourenço do Sul e São Pedro do Sul. Ali, em 1904, formaram o 15° Distrito do Sínodo de Missouri. 50 anos depois, foi estabelecida a atual Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

No Brasil ainda atuam igrejas luteranas oriundas da Holanda e de outros países da Europa. Muitas trabalham independentes, isto é, sem ligação a uma instituição. 

500 ANOS DE HISTÓRIA, LEVANDO CRISTO ÀS NAÇÕES

Em 2017, a Igreja Luterana completará 500 anos de existência no mundo. Isso é muito significativo, pois a Igreja só existe por vontade do Senhor da Igreja, Jesus Cristo.

A Igreja Luterana quer servir o Brasil com o mais puro Evangelho e Graça, centrada no Senhor Jesus. Queremos servir a você o consolo do perdão dos pecados através de uma vida guiada pelo Espírito Santo, no correto ensino da Palavra de Deus. Não somos uma igreja que quer dar às pessoas aquilo que é passageiro e temporal. Cremos que, como Igreja de Deus atuante no mundo, devemos servir o mundo com aquilo que é eterno: “Creia no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At 16.31).